Pesquisar este blog

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

EU SOU BURRO (por Rômulo Monro)

Amigos, cheguei à terrível conclusão de que eu sou burro, imagine...Toda a inteligência desse mundo foi dada aos catedráticos, professores, treinadores de futebol. A ele cabe toda a sabedoria milenar.
No Flamengo, Luxemburgo,  disse que os garotos bons de bola, Muralha, Thomas e Adrian, vão entrar aos poucos e jamais todos de uma vez - entra um aqui, outro ali, e nessa conta o Adrian está fora. Na concepçao do brilhante treinador, é melhor continuar com Airton Sarrafo, Williams, Wellington, Angelim, Fierro, etc... Quando era treinador do Santos, Luxa dizia que Neymar era filé de borboleta, muito magrinho, e que teria que esperar um pouco. Esperar no banco de reservas, é claro, e junto com quem? Ganso. Na Copa 90, Lazaroni proclamou a Era Dunga. Na terra dos grandes craques e superartilheiros, a soluçao seria muitos zagueiros e volantes. A ideia era que a Seleção de 82 jogou no ataque e não ganhou nada e os volantes de contenção é que nos trariam o título. No jogo decisivo, contra a Argentina, quando o Brasil perdia por 1x0 e faltando 15 minutos para acabar a partida, Lazaroni me enche o time de atacantes. Ora, se o time com atacantes não servia para ganhar Copa do Mundo e nem vencer a frágil Costa Rica - um dos nossos adversários - como é que ia servir para derrotar a Argentina, faltando apenas 15 minutos e perdendo de 1x0? Se fosse manter sua lógica, Lazaroni tinha que tirar o atacante Careca e colocar mais volantes. Não acham?
Vendo o ótimo documentário "1958 - O ano que o mundo descobriu o Brasil", sobre a conquista daqauela Copa, me dei conta de que o Brasil começou jogando numa retranca braba, com dois pontas recuados, Joel e Zagallo. Tomou sufoco da Áustria, da qual venceu por 3x0, em contra-ataques, num placar enganoso. Até que o gênio Didi falou para o treinador Vicente Feola que o Brasil precisava de mais força no ataque e que era preciso escalar o Garrincha, além de Pelé, é claro. Com eles, fomos campeões do mundo. Imagine hoje Ronaldinho Gaúcho, Fred ou Kaká (esse, na Copa passada, com o treinador Dunga) "sugerindo" algumas mudanças aos seus respectivos treinadores. É briga na certa. Afinal, eles são gênios, e o burro...sou eu.


Obs. Coluna publicada no Jornal do Sports no dia 17 de novembro de 2011.

5 comentários:

  1. TIDU ACHO QUE SOU MAIS BURRO DO QUE VC.
    NÃO ENTENDI. O QUE TEM A VER A QUESTÃO DA COPA DE 50 COM AS SOLUÇÕES QUE O NOSSO GLORIOSO IBIS PRECISA PARA GANHAR TRÊS PARTIDAS CONSECUTIVAS OU ATE MESMO CONSEGUIR GANHAR UM SIMPLES TORNEIO?

    ResponderExcluir
  2. Clóvis, é que você é torcedor do Íbis, só que de radinho. Não vai aos estádios para ver os jogos do Íbis. No último jogo contra o ABA, os nossos gênios fizeram tudo errado. Tiraram o nosso zagueiro que vinha bem na partida, trocaram o goleiro colocando um que é nosso 3º reserva, e também colocando Paulo no ataque, quando o Paulo é zagueiro.

    Então esses são os gênios do futebol brasileiro: Luxemburo, Lazaroni, Gal, Célio, Dunga...

    ResponderExcluir
  3. VLW TDU! QUANDO TIVER JOGO EM SÁBADO OU FERIADO ESTAREI LÁ.OBS: TORCEDOR DE RADINHO É COISA DO PASSADO.
    SOU UM CARA ANTENADO NA TECNOLOGIA.SOU TORCEDOR DE INTERNET VIA BLOG. QUE POR SINAL É MUITO BOM.

    ResponderExcluir
  4. ESSA COLUNA É DO RJ SPORTS , EX JORNAL DOS SPORTS, DO RJ.
    NADA A VER COM O IBIS. ALGUEM COLOCOU NESSE SITE.
    Abs /Romulo Monro

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Rômulo.
    Eu coloquei o seu texto no site. É que gostei demais dele e resolvi coloca-lo no blog para que meus amigos também pudessem ler.

    ResponderExcluir